Você nunca se perguntou o porque seu cliente não volta mais na oficina, mesmo você fazendo um bom trabalho?
Cada vez mais nossos clientes estão mais exigentes, e oficinas mecânicas não estão de fora desse jogo.
Com base nessa pergunta fizemos a análise e descobrimos 3 dicas de como deixar sua oficina mais organizada.

Estrutura de atendimento.

Essas três dicas que vou dar é baseado nos 3 pilares principais dentro de uma oficina, para que os clientes sempre voltem a fazer serviços e lhe paguem bem.

  • Recepção
  • Atendimento
  • Serviço

1 - Recepção.

Você deve estar imaginando, por quê tem recepção e atendimento?
Vamos por partes, vou fazer uma analogia simples e rápida, imagine que você chegou em um consultório médico, e não é simplesmente um consultório é quase uma casa dessas de cinema sabe, onde tudo foi decorado e você fica maravilhado com a situação e sente que o médico deve ser muito bom, sem mesmo conhecê-lo. Porem quando você é atendido pela secretária, ela lhe trata de qualquer jeito.
Essa é a diferença entre a recepção e atendimento, onde a recepção é o consultório e o atendimento é a secretária.

Muitas oficinas têm o foco só no serviço e esquecem da recepção e atendimento.

Podemos fazer a recepção do cliente sem gastar muito dinheiro como o consultório médico ali de cima.
Vamos fazer uma análise juntos:
Quando seu cliente passa em frente a sua oficina, qual é a impressão que ele tem?
R.:
Quando ele entra na sua oficina qual é a primeira coisa que ele vê?
R.:
Como você se sentiria se você fosse em um médico e o consultório dele fosse igual sua oficina?
R.:
Você respondendo essas três perguntas já vai ter uma pequena ideia do que estou falando.
Onde quero chegar é que a palavra certa não é Recepção e sim Percepção, como o seu cliente deve lhe perceber.
As vezes simplesmente mantendo uma oficina bem organizada, com um ambiente bem limpo, com uma parede bem pintada e mecânicos devidamente uniformizados, você já vai mudar a percepção que os clientes têm da sua oficina.

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2 - Atendimento.

Quando falamos em atendimento, não é só atender o cliente, é conquistar ele dê uma tal forma que ele vai se apaixonar pela oficina.

Uma vez escutei uma história de um vendedor de flores, onde ele está dando uma entrevista para uma repórter e a moça lhe pergunta, como que o senhor se tornou uma das melhores floriculturas da cidade? O humilde senhor responde, não sou o melhor moça, apenas aprendi com meu avô que devo atender tão bem o cliente que compra um real de mim quanto o cliente que compra mil reais, pois os dois clientes estão comprando alegria e não simplesmente uma flor.

Seu cliente não está só comprando um serviço na oficina, as vezes ele está comprando um passeio em família, ou uma viagem a negócios onde sua vida pode mudar, ou simplesmente arrumando o carro para levar a esposa para o trabalho, tudo que seu cliente compra de você é alegria e não somente um serviço.

Lembre disso na próxima vez que atender um cliente e me envie uma mensagem me dizendo o que aconteceu

3 - Serviço

Vamos falar um pouco de qualificação do mecânico, porém essa não é a dica.
Como que seus mecânicos estão sendo qualificados, através de algum treinamento ou no dia a dia?
No dia a dia é onde colocamos a mão na massa e aplicamos nosso conhecimento e adquirimos novas habilidades, porém não é só no nisso que aprendemos.
Se você só aprende no dia a dia as coisas, sinto em lhe dizer que sempre estará atrasado mediante a muitas outras oficinas. Se analisarmos um carro que foi lançado hoje, quanto tempo ele demora até chegar na sua oficina para fazer revisão?
Na media de 5 a 8 anos, hoje as marcas estão cada vez mais colocando garantias maiores, mas em média está em 3 anos. Olhando assim sua oficina esta atrasada no mínimo 5 anos para os demais concorrentes, busque sempre inovação e foco em tudo que faz.
Você sabe em quais áreas seus mecânicos são bons? Encontre a melhor qualidade de cada um e use-a ao máximo!

“Qualidade no serviço e entregar o veículo 100% não é diferencial, é obrigação!”

Quanto mais você mostrar para o cliente que o carro dele é especial para você, mais ele vai acreditar na sua qualidade.
Você dá a devida atenção para os cuidados com o carro do cliente?
Cuidados como, colocar as devidas capas de proteção, se o mecânico está bem apresentável, se as ferramentas estão limpas e organizadas.
O mínimo para serviço do veículo é que ele não deve sair pior que entrou, e não falo isso em questões de mecânica, pois muitas vezes o mecânico entra sujo dentro do carro e acaba sujando ainda mais o carro do cliente, tem mecânicos que entram dentro do carro do cliente fumando.

“Lembre bem, o carro do cliente nunca deve sair em pior estado que entrou na sua oficina!”

Espero que essas 3 dicas lhe ajudem a fazer uma oficina dos seus sonhos!

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